Siga nossas redes sociais
O que está procurando?

Museu Casa de Guimarães

Fruto da aspiração de preservar a história e construir um novo e único patrimônio social para a cidade, nasceu o Museu Casa de Guimarães. O lugar que antes dava espaço a Sala de Memórias, enraizado em um solo que já foi mar e caminho para tantos nomes da narrativa dos livros de escola, o museu tem como propósito a construção da identidade local, ampliar a percepção crítica da realidade, produzir conhecimento com incentivo a pesquisas e oficinas. Além de oportunizar ao cidadão chapadense e aos visitantes da cidade um espaço de lazer e instrumento de reflexão social. O ambiente tem um acervo permanente com peças, documentos e objetos históricos que contam a memória da cidade dentro dos ciclos econômico-produtivos. A exposição permanente é intitulada “Caminhos da Coluna Prestes” e conta com 10 telas de diferentes artistas mato-grossenses que retratam esse momento histórico do estado.

A arte de contar histórias é a forma mais delicada de reviver a essência do momento vivido, que marcou, que ainda marca. Quando nasceu em nosso coração este sonho, que é o Museu Casa de Guimarães – Sala de Memória, era a singularidade da tão bela Chapada dos Guimarães que queríamos contar. E é este precioso resgate que a Casa de Guimarães oferece para quem adentra o primeiro Museu da cidade, que reúne relíquias dos próprios moradores, o que enriquece ainda mais este ambiente, convidativo para quem ama rememorar e respirar tanta existência”. Por Érika Abdala

O Museu Casa de Guimarães – Sala de Memória recebe cerca de 700 visitantes por ano, entre turistas, estudantes e professores. O único Museu de Chapada dos Guimarães é gerido pela Casa de Guimarães [2015-2019] e mantido com recursos próprios e apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Entre os projetos realizados, destacam-se o apoio à publicação do Plano Diretor da Chapada dos Guimarães e a Exposição A fé de Francisca do fotógrafo Henrique Santian. Em 2015 passou por um revitalização do espaço e contou com a curadoria de Aline Figueiredo, para cumprir sua função sócio-educativa, a curadora preparou um aula, que você pode conferir no vídeo abaixo:

Visite o Museu
Baixe a Cartilha

Clique no botão e faça download