Siga nossas redes sociais
O que está procurando?

Chapada Encantada

O projeto Chapada Encantada envolve entretenimento e conscientização ambiental. Tendo como anfitrião o duende Dundo, as ações se valem do misticismo da região para direcionar às crianças a construção de novos conceitos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

 Para criar um ambiente acolhedor para as crianças, a Casa de Guimarães investiu na cenografia como elemento fundamental, criando na praça central de Chapada dos Guimarães um espaço de brincadeiras e muita imaginação, que associada a uma programação intensa de atividades para os pequenos, permitiu que o local se transformasse num espaço de lazer familiar, tanto para os moradores, quanto para os visitantes.

Foram realizadas 3 edições do Chapada Encantada: Natal do Dundo em dezembro de 2016; As Férias do Dundo em janeiro de 2017; Carnaval do Dundo em fevereiro de 2017. Recebemos mais de 24 mil visitantes nas mais diversas atividades da programação: feira sustentável, atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas educativas, shows, distribuição de gibis, Corrida do Dundo e instalações interativas e recreativas.

Chapada Encantada em Números

24 mil

Visitantes

+ 5mil

Crianças

63

Oficinas

27

Shows

Uma das diretrizes do projeto foi a geração de renda para a população local. Mais de 30 jovens participaram como monitores e recreadores; 24 microempreendedores participaram da Feira Sustentável, comercializando mais de 35 mil reais em produtos sustentáveis e orgânicos; 200 toneladas de plástico reciclável foi doado para a Coopchamar (Cooperativa de materiais recicláveis de Chapada). Como benefício indireto, fomentou o fluxo turístico aumentando o consumo no comércio: restaurantes, hotéis e bares da região central. Além disso, ao final do projeto, a Casa de Guimarães e parceiros doaram o parquinho do Dundo para uma escola rural da Comunidade de João Carro e para o projeto social Pontinho de Luz de Chapada dos Guimarães.